quinta-feira, 10 de abril de 2008

Comunidade da Linha

Sala de Estar= Várzea=espaços públicos=prazer

Tive o prazer de produzir mais um belo trabalho da artista plástica Tatiana Ferraz em parceria com a artista mineira Louise Ganz cujo tema foi intervenção urbana em São Paulo. Uma espécie piquenique em plena Avenida Politécnica na beira de um córrego Jaguaré muito poluído. Artistas e acadêmicos participaram do frango com farofa a convite da artista. No cardápio o tradicional frango com farofa, refrigerantes e cervejas, servido em talheres, copos e pratos laranja em inusitados moveis projetados pela própria artista. Isso sem falar no tapete vermelho que se destacava com o verde da grama e o concreto do córrego Jaguaré muito poluído. Um protesto muito bem humorado e inteligente, marca registrada em seus trabalhos. Quem teve a oportunidade de apreciar um pouco do trabalho, que esteve exposto em uma coletiva no Itaú Cultural Paulista, na mostra QUASE LIQUIDO com curadoria de Cauê Alves, com o nome de Sala De Estar pode perceber que não só o fim das praças com também dos campos de várzeas estão presentes em reflexões em diferentes correntes de pensamentos. Em minha opinião este trabalho serve como alerta tanto para a sociedade como para os órgãos públicos, pela escassez dos espaços de sociabilidade na cidade. São Paulo como muitas outras capitais, vem se reurbanizado desde a década de 50, não para as pessoas mais sim para os milhares de automóveis. com o nome de Sala De Estar pode perceber que não só o fim das praças com também dos campos de várzea estão presentes em reflexões em diferentes correntes de pensamentos. Em minha opinião este trabalho serve como alerta tanto para a sociedade como para os órgãos públicos, pela escassez cada vez maior dos espaços de sociabilidade na cidade. São Paulo como muitas outras capitais, vem se reurbanizado desde a década de 50, em cidades para carros e não mais para pessoas. E assim desaparecem campos de várzeas e praças publicas. Surgem gigantescos edifícios e espaçosos estacionamentos. Mais uma vez meus parabéns Tatiana Ferraz e Louise Ganz. Que viva a várzea e as praças!!! Marco Paraná .

Carlos Pimenta

Paraná, meus parabéns! Boa iniciativa. Abraços, siga em frente. Carlos Pimenta

Pedro Sales

Boa bola, Paraná o blog está bonito e parace que vai levantar poeira. Se conseguir recuperar, vou atrás, mando um material (tem até super 8) sobre o Astral - timaço de Campinas, do qual eu era zagueiro titularíssimo; vai tempo. Parabéns e saudações Pedro Sales

Cassio França

"Paraca, quero te parabenizar pela iniciativa. São atitudes como essa que preservam a nossa identidade cultural. De saída, já faço uma pergunta: Como anda o velho e bom "Desafio ao galo"? Abraço,Cassio"